Um Caminho para a Ciência

Sabemos que o baixo número de alunos negros em cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado) é o resultado de múltiplos processos que ocorrem durante a formação acadêmica e que incluem barreiras que, além da realidade socioeconômica,  envolvem a baixa sensação de pertencimento à ciência. Na contramão desta realidade, a Iniciativa Odu trabalha  para que alunos e alunas negros acessem e se mantenham na pós-graduação, buscando assim aumentar a representatividade  negra na ciência. 

O projeto de extensão Um Caminho para a Ciência busca expandir as ações desenvolvidas pela Odu, através de iniciativas voltadas para alunos do ensino médio de escolas públicas do Rio de Janeiro.

Nesta direção, fazemos visitas às escolas para conversar com os alunos do ensino médio sobre cientistas negros e suas contribuições, bater um papo sobre o que é ser um cientista e as formas de se tornar um, além de convidar os alunos para visitas guiadas aos laboratórios da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Nesta visita, os alunos passam uma tarde na UERJ visitando laboratórios, conhecendo o campus e participando de rodas de conversa com alunos envolvidos em projetos da universidade. 

Equipe:


Contato: caminhoparaciencia@gmail.com

Ajude a divulgar o projeto. Compartilhe!