Projetos de Extensão

Iniciativa ODU: Em busca da equidade de raça na academia (em andamento)

A pós-graduação no Brasil (Mestrado e Doutorado) atualmente não reflete a diversidade racial da população Brasileira e os cientistas negros (pós-doutores ou professores), quando existem, ainda representam uma minoria. Sabemos que o baixo número de alunos de pós-graduação negros é o resultado de múltiplos processos que ocorrem durante a formação acadêmica e que incluem barreiras que além da realidade socioeconômica e envolvem a baixa sensação de pertencimento na ciência. Esse pertencimento está relacionado à sensação de ser aceito, valorizado, incluído e encorajado pela comunidade científica. Fatores importantes que definem o senso de pertencimento são a interação com pares e a presença de modelos nos quais se espelhar. Contudo, o baixo número de pesquisadores negros restringe a interação e busca por modelos. Modificar o quadro atual é urgente para garantir um futuro com mais pesquisadores negros. Neste contexto, foi criada em 2019 no contexto do Programa de Ecologia e Evolução da UERJ a iniciativa Odu. Esta iniciativa presta apoio emocional e técnico à alunos negros para facilitar sua entrada e permanência nos cursos de pós-graduação. A presente proposta busca suporte para expandir as ações já desenvolvidas pelo Odu para promover iniciativas a nível do ensino médio e aprofundar o suporte já prestado aos alunos de graduação e pós-graduação.

Membros da equipe:

Lis Custódio (Coordenadora, ) Arildo Dias (Goethe-University Frankfurt), Bruno Soares (University of Toronto Scarborough), Jefferson Amaral (Washington University in Saint Louis), Mariane Bello (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), Piatã Marques (University of Toronto Scarborough).

Meninas nas ciências exatas (em andamento)

Se analisarmos o número de meninas que iniciam a graduação nas áreas das exatas, podemos ser levados a acreditar erroneamente que a disparidade de gênero nas ciências não é tão significante. Entretanto, quando acompanhamos o número de pesquisadoras ao longo da carreira, e destas, quais possuem cargos relevantes vemos este número se reduzir drasticamente. Muitos fatores podem influenciar nesse resultado, um deles é o questionamento sobre o pertencimento ao lugar. Dito de outra forma, até que ponto a evasão na carreira pode estar conectada com a falta de referências na base da sua formação como cidadã. A falta de estímulos e referências iniciais pode gerar um sentimento de falta de vocação que tanto pode impedir meninas de buscarem por carreiras nas áreas das ciências exatas como pode facilitar a médio prazo a desistência das mesmas.

O presente projeto visa estimular meninas da rede pública do ensino médio a um questionamento sobre sua potencialidade para a área das exatas, estimulando- as e descontruindo os estereótipos de cientistas através de modelos de cientistas reais, mulheres que tiveram toda a sua formação escolar em escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro e que possivelmente enfrentaram desafios similares aos delas.

Objetiva-se ainda sensibilizar a comunidade local, bem como todo o corpo escolar, sobre o papel da mulher na sociedade, revelando que na ciência também é lugar para mulheres. Complementarmente espera-se incentivar nos estudantes (meninas e meninos) o prazer pelo estudo das ciências exatas, em particular, Matemática e Física, mostrando sua importância no cotidiano da sociedade através de jogos, oficinas e atividades lúdicas. Espera-se, portanto, contribuir para a diminuição do medo e/ou aversão que grande parte dos alunos desenvolve pela Matemática e Física.

Membros da equipe:

Lis Ingrid Roque Lopes Custódio , Jaqueline Siqueira Rocha (Coordenadora), Jeannie Rangel.


Desenvolvimento de ferramentas computacionais e produção de vídeos didáticos para auxiliar no ensino e aprendizagem do Cálculo de Numérico (2018.1-2018.2)

Os softwares computacionais são importantes ferramentas de apoio à pesquisa, ao ensino e atividades de profissionais das áreas de Ciências Exatas e Engenharias. O desenvolvimento de ferramentas educacionais adequadas para o auxílio no processo de aprendizagem dará condições para que o estudante prossiga na construção do seu conhecimento de forma cooperativa. Com o advento dos computadores e o maior acesso das pessoas à internet, todo o cotidiano do homem vem sofrendo mudanças e a universidade também tem sido influenciada por esta tendência, onde os alunos vêm experimentando esse novo meio de acesso ao conhecimento. Hoje, é grande o número alunos que recorrem à internet em busca de vídeo-aulas e ferramentas computacionais, querendo uma complementação para o foi visto em sala de aula. Neste projeto propomos o desenvolvimento de uma ferramenta computacional para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem do Cálculo Numérico e a utilização desta ferramenta na produção de vídeos didáticos para a disciplina.

Membros da equipe:

Lis Custódio (Coordenadora), Victor Almeida.


Espaço Ciência & Tecnologia

O projeto Espaço Ciência & Tecnologia se enquadra nas linhas temáticas para promoção de palestras, oficinas, cursos de divulgação científica e tecnológica e produção de material didático, destinados à popularização da Ciência e Tecnologia e apoio à educação científica e produção de conteúdos de divulgação científica destinados à internet. O projeto também possui um canal na youtube.com através do qual são disponibilizados vídeos de palestras, minicurso e experimentos demonstrativos. O canal Espaço Ciência Online possui hoje 01/08/2018 mais de 1000 inscritos e obteve mais de 153 mil visualizações. Ele pode ser acessado pelo link https://www.youtube.com/c/EspaçociênciaOnline Este projeto recebeu apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa no Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ durante o período de 2009 até 2015.

Membros da equipe:

Germano Amaral Monerat - Coordenador / Eduardo Vasquez Corrêa Silva - Integrante / Luiz Gonzaga Ferreira Filho - Integrante / Alzira Ramalho Pinheiro da Assumpção - Integrante / Gil de Oliveira Neto - Integrante / Carina Maria Zanetti - Integrante / Roberto de Oliveira Magnago - Integrante / Enia Mara de Carvalho - Integrante / Alessandra Aparecida Paulino - Integrante / Júlio Cesar Guimarães Tedesco - Integrante / Lívia Flavia Carletti Jatobá - Integrante / Lucas Venâncio Pires de Carvalho Lima - Integrante / Bernardo Sotto-Maior Peralva - Integrante / Daiara Fernandes de Faria - Integrante / Enrique John Arias Chinga - Integrante / Guilherme de Melo Baptista Domingues - Integrante / José Humberto Zani - Integrante / Lis Ingrid Roque Lopes Custódio - Integrante / Rafael Serra Perez - Integrante / Roberto Pinheiro Domingos - Integrante / Silvânia Alves de Carvalho - Integrante / Silvia Mara da Costa Campos Victer


Oficinas de introdução aos conceitos de linguagem de programação como meio de estimular o desenvolvimento do raciocínio lógico e o estudo da matemática (2017.1-2017.2)

A matemática, embora esteja presente no cotidiano dos alunos das mais diversas formas, é uma disciplina na qual muitos deles encontram dificuldades. O domínio das técnicas que constituem esta disciplina é importante, mas a dificuldade na resolução de problemas decorre, na maior parte das vezes, não da falta de conhecimentos, mas sim da ineficácia da articulação desses conhecimentos. Neste projeto busca-se oferecer para alunos do ensino médio de escolas públicas da cidade de Nova Friburgo oficinas de introdução conceitos de linguagem de programação. Onde, através de aplicações como criação de jogos, será estimulado o desenvolvimento do raciocínio lógico e serão novamente apresentados os conceitos matemáticos aprendidos em sala de aula que, até então, poderiam parecer distantes ou sem aplicação real.

Membros da equipe:

Lis Custódio (Coordenadora), Guilherme Domingues.